NOTÍCIAS

Presidente da Unifar faz relato de atividades da Unifar em reunião de aniversário, 24/08/2021

Boa noite senhores e senhoras,
 
Primeiramente gostaria de agradecer a presença de todos vocês na noite de hoje ocasião que comemoramos mais um aniversário de nossa querida Unifar.
 
Destaco e agradeço a presença do Dr. Marcelo Polacow Bisson – vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de SP. E os cumprimentos recebidos do Dr. Marcos Machado Ferreira – presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de SP.
 
Hoje dia 24 de agosto a Unifar completa 108 anos de existência. Assim não posso deixar de falar um pouco da história de nossa entidade.

No início do século passado a profissão tinha sido recentemente regulamentada na então província do Estado de São Paulo. Fazia-se  necessário uma associação que congregasse os farmacêuticos.

Assim 1913 um grupo de farmacêuticos liderados por João Alfredo Varela que era inspetor da Secretaria de Saúde fundou a Unifar com o objetivo de dividir experiências, discutir problemas comuns da profissão e buscar soluções que atendessem a todos para o correto e aprimoramento do exercício da profissão.

A Unifar foi sempre uma associação de vanguarda e sempre participando de iniciativas importantes da profissão farmacêutica e da saúde pública, como a elaboração da Pharmacopeia Paulista em 1917, fundação do Sindicato do Farmacêuticos ,1945 e do Conselho Federal de Farmácia em 1960 e outras que serão mencionadas no vídeo que será apresentado a seguir.
 
Com passar do tempo a Unifar foi se consolidando na organização de grupos técnicos de estudo e cursos de curta duração sobre temas específicos que se tornaram a vocação de nossa entidade, auxiliando sobremaneira os profissionais farmacêuticos em progressão de carreira.

Atualmente a Unifar é referência em atualização profissional com foco na indústria farmacêutica e afins nas áreas de qualidade, regulatório e farmacovigilância através de cursos e grupos de estudo. Podemos aqui destacar os grupos de Microbiologia, Qualidade e de Purificação de Água.
 
Em 2020 com surgimento da pandemia a diretoria da Unifar trabalhou rapidamente para transformar suas atividades presenciais em online, o que resultou em um significativo aumento do número de participantes.

Em 2020 realizamos 36 eventos técnicos com a participação de aproximadamente 2000 profissionais, sendo 54 ministrantes.

Em 2021 até o momento foram realizados 22 eventos com a participação de 1032 profissionais e 50 ministrantes.
 
Com uma trajetória de 108 anos precisamos também estar sempre nos renovando e buscando ações para manter a entidade viva e dinâmica.

Assim realizamos a reforma da sede. Estamos agora com fachada restaurada, o auditório reformado e moderno para atender as atividades presenciais assim que a situação de saúde pública permitir.

Compramos a plataforma Zoom e também iremos implantar a infraestrutura no nosso auditório para transmissão online dos eventos presenciais.

A Unifar também terá a partir de hoje uma nova identidade visual marcando o aniversário de 108 anos de existência que a nossa colega e vice-presidente Marilice Souza irá apresentar.  Sobre este trabalho,  quero agradecer a Meire Ota que trouxe  esta ideia não somente da necessidade de nova identidade como também a padronização da identidade.

Encerrando gostaria de agradecer todos que nos ajudaram e estão sempre dispostos a cooperar com nossa importante Unifar.

Agradeço as nossas colaboradoras Eliana Oliveira e  WilmaTiani, a todos os membros da diretoria que trabalham voluntariamente para em prol da entidade e da profissão, a todos os Ministrantes que compartilham seus conhecimentos em prol da atualização dos jovens profissionais.

Agradeço a Dra. Tatiana Silva – Coordenadora da Covisa pela colaboração em palestras e cursos.
Ao Dr. Paulo Aligieri que organiza os eventos de Farmacovigilância.
Aos nossos patrocinadores: a empresa Organex e Laboratório Cristália.
Aos nossos parceiros e apoiadores que nos ajudam na divulgação dos eventos:
Conselho Regional de Farmácia
Sindusfarma – Sindicato da indústria de Farmacêuticas do Estado de São Paulo
Alanac – Associação dos Laboratórios farmacêuticos Nacionais.
Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil
Sindifargo – Sindicato Das Indústrias Farmacêutica do Estado de Goiás
Sindusfarq – Sindicato Das Indústrias Farmacêuticas do Estado de MG
Sindicis – Sindicato Das empresas do complexo da saúde do estado do Rio Grande do Sul