NOTÍCIAS

Mídias sociais e a segurança de medicamentos para condições dermatológicas

As tentativas no emprego das mídias sociais para avaliação da segurança de medicamentos enfrentam grandes desafios e obstáculos. Mas um estudo recentemente publicado sugere que elas podem representar ferramenta valiosa para detectar efeitos adversos observados pelos usuários no tratamento de condições dermatológicas, mormente em jovens.
A afirmação se baseia em uma pesquisa das postagens que incluiram a hashtag "#accutane"  no Instagram entre 1º de fevereiro e 31 de maio de 2018. Quatro investigadores independentes examinaram as postagens quanto à elegibilidade. Os critérios de inclusão foram:
·         posts escritos em inglês,
·         acessíveis por URL,
·         focados principalmente na isotretinoína, 
·         postados por usuários do medicamento.
No trabalho, foram consideradas algumas variáveis como o tom da postagem, motivo de elementos positivos ou negativos, exposição de uma face ou outra parte do corpo, menção de efeitos adversos, etc.
Dos 7.661 conteúdos catalogados de início, 3.082 eram elegíveis. Entre estas postagens, 1.312 continham tom negativo que estava mais comumente relacionado  à presença de efeitos colaterais (65%) do que à falta de melhora da pele (33%). No geral, 1.263 posts (41%) mencionaram efeitos adversos da isotretinoína oral na seguinte proporção:
- secura pele facial (17%),
- lábios secos/rachados (16%),
- artralgias/mialgias (8%).
Efeitos colaterais neuropsiquiátricos também foram relatados incluindo fadiga (4%), alterações de humor (3%) e dor de cabeça (2%).
Os efeitos adversos descritos seguem uma distribuição que está bem próxima das manifestações já registradas para o fármaco.
Os autores concluem que as mídias sociais podem contribuir para acompanhar dados de segurança no uso de medicamentos para condições dermatológicas.

NB: O termo "Accutane" é o nome do produto comercial contendo isotretinoina para uso oral, em diversos países.
Refer: Alex SE, Wong C, Shah A, Reddy P, DeBord L, Dao H Jr. Social Media as a Surveillance Tool for Monitoring of Isotretinoin Adverse Effects. Cureus. 2020 Sep 9;12(9):e10327.

Para resumo acesse https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33052288/


Para ver artigo, na íntegra, visite
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7546587/

Resumo por Paulo Aligieri – Médico-  Cremesp 11597