Cursos

Fundamentos e Inovação em Embalagens

data.png

Data

7 de agosto de 2026

hora.png

Horário

8:00 às 17:00h

local.png

Local

 UNG Guarulhos -Praça Tereza Cristina, 88 - Centro - Guarulhos - SP

objetivo.png

Objetivo

O foco é qualificar talentos e apresentar oportunidades de carreira através de uma imersão técnica e prática no setor. Buscamos demonstrar como a especificação correta garante a qualidade, inovação e a segurança essencial para o paciente. 

alvo.png

Público-alvo

Profissionais e estudantes ligados à área de farmácia, nutrição, química, estética, cosméticos e engenharia. 

Programa

Indústria e Fundamentos

  • Setor Farmacêutico: O papel da indústria e o processo de desenvolvimento de novas embalagens.
  • História e Evolução: Trajetória das embalagens no mercado.
  • Classificação Técnica: Distinções entre embalagens primárias, secundárias e terciárias.
  • Materiais de Base: Estudo sobre vidro, papel e estruturas flexíveis.
  • Especificação Técnica: A importância da especificação para garantir qualidade, segurança e inovação ("Do Conceito ao Frasco").
  • Desenvolvimento de Produto: Propriedades de barreira de materiais e como a embalagem influencia o produto.

Processos, Tecnologia e Qualidade

  • Estudo de Caso: Embalagem sustentável para transporte de produtos de cadeia fria ( Grupo Polar).
  • Manufatura e Design: Especificação de embalagem e uso de moldes para fabricação.
  • Gestão da Qualidade e Segurança: Quality by Design (QbD), análise de risco e embalagens para produtos perigosos
  • Sustentabilidade: Reciclagem de embalagens, impacto de aterros sanitários e lixões.
  • Tecnologia de Produção: Conteúdo técnico sobre folha de alumínio e operação de máquinas emblistadeiras.
  • Cenário Regulatório: Legislações vigentes para os setores farmacêutico, cosmético e alimentício.
bg-curso.png
Marco Antonio Périco
Ministrante

Professor e palestrante: ABRE, SENAI, SENAC, ETEC e FATEC, UNISO, FACENS, UNIMEP, Mauá, Racine, Sindusfarma, Instituto de Cosmetologia, ICTQ e outras. 

Proprietário e consultor técnico de embalagem com mais de 25 anos de experiência. Coordenação de equipes de desenvolvimento de embalagens (DME), Gestão completa de projetos de embalagem, Embalagens alinhadas as características dos produtos e as expectativas dos clientes. Suporte técnico especializado as áreas de Produção e Qualidade. Suporte em relação aos problemas relacionados com os materiais de embalagem. Desenvolver embalagens que não só atendem à função logística, mas também agreguem valor ao branding e à percepção do consumidor. Reduzir custos sem o comprometimento da Qualidade ou da funcionalidade da embalagem. Treinamentos e Palestras sobre os materiais de Embalagem e capacitar equipes para implementar soluções inovadoras.

Apoiador do Evento

  • ung.png

Faça sua Inscrição

Investimento

  • Ingresso gratuito 

Apoiadores Unifar