NOTÍCIAS

Seriedade das reações de imunogenicidade aos medicamentos biológicos

A imunogenicidade encontrada em medicamentos biológicos pode ser bem mais grave do que uma reação de hipersensibilidade relacionada a drogas de origem não biológica. Por exemplo, uma reação de caráter alérgico às sulfas ou à dipirona pode matar mas os efeitos adversos devidos à imunogenicidade em biológicos podem ter consequências cônicas gravíssimas, além do risco de morte.
 
Tome-se o exemplo da eritropoietina. Nas nefropatias crônicas, a deterioração renal se acompanha da redução na produção de eritropoietina e consequente anemia. Os recursos eram paliativos até o aparecimento da eritropoietina recombinante.
 
O gem para eritropoietina foi clonado em 1985, e a eritropoietina recombinante ficou disponível na Europa em 1988, para tratamento da anemia em pacientes submetidos à diálise para insuficiência renal crônica. Lembrar que a eritropoietina é uma molécula complexa. Um medicamento biológico recombinante é produzido a partir de um organismo vivo que foi manipulado e multiplicado para produzir algo que nos interessa. Esta origem difere totalmente das substâncias terapêuticas tradicionais que resultam da combinação de ingredientes químicos ou são produtos diretos de microrganismos não modificados, como ocorre com alguns antibióticos.
 
Mas a elaboração graças à via recombinante exige uma constância tanto nos componentes básicos para a multiplicação dos microrganismos como dos processos envolvidos na produção. Pequenas mudanças podem gerar diferenças significativas da proteína obtida. Conforme as características destas diferenças, elas podem desencadear a formação de anticorpos que vão decompor não só a eritropoietina introduzida como também aquela endógena. No caso da eritropoietina, há estudos demonstrando que alguns pacientes tiveram a geração de anticorpos neutralizantes que destruíram toda a eritropoietina presente e daí a séria anemia aplástica (“pure red-cell aplasia”) dependente de transfusões para a sobrevivência.     
 
As reações acima descritas demonstraram as dificuldades para manutenção de todas as características do produto na   sequência lote-a-lote, tarefas que se ampliam e complicam quando são usados medicamentos biossimilares.  
Refer: Casadevall  N et al. Pure Red-Cell Aplasia and Antierythropoietin Antibodies in Patients Treated with Recombinant Erythropoietin.   N Engl J Med 2002; 346:469-475 Disponível em   http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa011931