Formação de Auditores

Objetivo
- Apresentar ao grupo participante, de uma forma didática e prática, técnicas para a execução de uma auditoria, métodos de controles com a documentação relacionada e a importância de uma auditoria. 
- Desenvolver habilidades de identificação de não conformidades e sua causa-efeito nos desvios dos processos, sistemas e documentos, tanto produtivos como analíticos. 
- Trocar experiências e conhecimentos visando a melhoria da performance técnica dos auditores e futuros auditores no relacionamento social e humano

 
Conteúdo Programático:
Conceitos e Objetivos
Responsabilidades gerenciais nos processos de auditoria
Auditores externos e internos
Atributos do auditor
Pontos desejáveis e indesejáveis do auditor
Definições de auditorias
Classificação de auditorias (processo, produto ou sistema)
Tipos de auditoria
Planejamento da auditoria
Preparação da auditoria (auditado e auditor)
Realizando a auditoria
Auditoria interna/fornecedores
Avaliações da empresa
Fatos versus opinião
Técnicas e comportamento
Reunião de Pré e Pós auditoria
Conclusão e Periodicidade das auditorias
Impacto da auditoria
Relatório da auditoria
Currículo do Palestrante
Prof. Luiz Carlos Peres
Químico graduado pela Universidade Ibirapuera, com mais de 40 anos de experiência na indústria farmacêutica, cosmética e química. Executou palestras e treinamentos em diversos países como Alemanha, Espanha, México e Argentina, pós-graduado em Didática para o Ensino Superior pela Universidade São Paulo e Gestão da Qualidade pela Fundação Getúlio Vargas. Sempre ocupou cargos gerenciais e com trânsito internacional em empresas como Schering do Brasil e Ciba-Geigy. Atuei como Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade e fui por 4 anos foi membro da Sociedade Brasileira de Controle da Contaminação.
 
Empresário fundador da Lucape Consultores há mais de 22 anos de atuação no mercado de consultoria, treinamentos, validação e auditorias envolvendo-se em vários segmentos industriais. Docente do Instituto Racine.