NOTÍCIAS

Expressões e termos técnicos aplicados a produtos biológicos e biossimilares

- Antinociceptiva:  ação contra a percepção da sensação dolorosa sendo uma das propriedades da toxina botulínica A que inibe a liberação de peptídeos relacionados a dor e ao sistema nervoso autônomo. 

- ATCC:  Abreviatura de Empresa ATCC (American Type Culture Collection) com sede na Virginia (EUA), especializada na pesquisa, criação e comercialização de materiais úteis para atividades relacionadas à produção biológica incluindo linhagens  celulares  como também a realização de testes de qualidade e treinamento nos misteres citadas. 

- Apoptose:  autodestruição celular programada, relacionada com a homeostase na regulação do tamanho dos tecidos e reaproveitamento dos aparentes “dejetos” celulares, tem papel oposto ao da mitose. Ocorre em todas as fases ontogênicas. Termo deriva da queda das folhas das árvores no outono. Exemplo: restos foliculares após a ovulação (ver necrose).

- Autoimune:  alteração ou doença que decorre da produção de anticorpos contra componentes do próprio organismo.

- Bases nitrogenadas:  compostos aromáticos de caráter básico, são componentes essenciais dos nucleotídeos, dividindo-se em purinas (adenina e guanina) e pirimidinas (citosina, timina e uracila).  

- Batelada:  método de produção intermitente, mais usado quando não se pode garantir um fornecimento contínuo e adequado dos insumos ou quando não há capacidade de investir em um sistema contínuo. Deve incluir um número correspondente a cada porção produzida para permitir identificação e rastreamento.

- BHK:  ver células BHK.
 
- Beta-glicocerebrosidade:  enzima cuja atividade deficiente leva a doença de Gaucher (hepatoesplenomegalia, anemia, distúrbios neurológicos).   

- Biobetter:  palavra que se tem usado para um biossimilar que ganhou alguma mudança capaz de oferecer vantagem, quando se compara com medicamento de referência, seja em eficácia ou segurança.

- Bioinformática: conjunto de dados e processos que registram e organizam as informações relacionadas ao funcionamento normal e patológico das células, órgãos e sistemas. 

- Biomarcadores:  substâncias diversas, geralmente de natureza proteica, capazes de avaliar uma função biológica, um processo patológico ou a resposta ao tratamento. 

- Biomedicamento:  remédio obtido a partir de fluidos biológicos, tecidos de origem animal ou ainda por procedimentos biotecnológicos.

- Biorreatores:  tanques contendo meios de cultura para crescimento dos microrganismos produtores da substância de interesse, dotados de dispositivos capazes de controlar as variáveis e registrar as reações em curso. Podem ter volume de milhares de litros.  

- Biossimilares: termo criado pela EMA (em inglês, a palavra só tem um “s”) um para produtos aprovados pelo exercício da comparabilidade quanto à qualidade e parâmetros pré-clínicos e clínicos, com eficiente controle quanto aos potenciais riscos, em particular a avaliação dos possíveis efeitos imunogênicos e que passaram por estudos clínicos capazes de detectar diferenças.   

- Biotecnologia:  conhecimentos, processos e técnicas para manipulação de seres vivos (ou seus componentes) para obter bens e serviços. 

- Blefaroespasmo: fechamento repetitivo e involuntário da pálpebra provocado por contrações dos músculos orbiculares dos olhos.

- Cadeia de frio:  conjunto de equipamentos e condutas exigidos para manter produtos na faixa entre 2º e 8º. É indispensável evitar tanto a elevação da temperatura como também o congelamento. 

- Código de barras:  é um dado importante para a rastreabilidade que é uma necessidade para os biológicos, na identificação completa do produto em uso (ver GNTI).

- Códon:  conjunto de 3 nucleotídeos que determinam cada um dos aminoácidos como também início ou término da sequência proteica, em qualquer forma de reprodução.

- Colagenase:  enzima com atividade desbridante em danos superficiais, favorece a remoção dos tecidos necrosados e crostas, de forma a acelerar a formação de tecido novo (de granulação) e subsequente cicatrização (reepitelização das feridas).

- Comparabilidade:  para um produto biológico na categoria  “não novos”, é uma forma de aprovação de registro que não exige todas as etapas requeridas de um novo mas suficientes para garantir qualidade, eficácia e segurança.

- Células BHK:  linhagem de células que tiveram origem em rim de hamster recém-nascido (baby hamster kidney), de tipo aderente. 

- Células CHO: linhagem de células procedentes de ovário de hamster chinês. 

- Células CHO-K1:  linhagem celular derivada de um sub-clone daquela obtida de ovário de hamster chinês.

- Citocinas:   são moléculas envolvidas na emissão de sinais para o desencadeamento de respostas celulares. 

- Coativador:  proteina capaz de acelerar a transcrição genética. 

- Comparabilidade:  conjunto de testes científicos que determinam a qualidade, a eficácia e a segurança do similar em comparação com o produto biológico de referência.

- Conformacionais:  características espaciais das moléculas proteicas; mudanças conformacionais não envolvem alterações nas ligações covalentes presentes em uma dada proteína.

- Corepressor:  proteína capaz de retardar a transcrição genética. 

- DDL:  abreviatura de doenças de depósito lisossômico, condições genéticas causadas por deficiências enzimáticas nas quais lisossomos presentes em diversas células se enchem de moléculas gordurosas impedindo seu funcionamento.

- Desoxirribonuclease:  enzima capaz de interromper as ligações fosfodiester do DNA 
DMARDs  abreviatura da expressão disease-modifying anti-rheumatic drugs) que significa drogas antirreumáticas modificadoras de atividade de doença, divididas em sintéticos e biológicos.

- Dorna:  na acepção original, recipiente de formato adequado para pisar nas uvas e fabricar vinho mas, na indústria, é o tanque onde se promove a fermentação.

- DSMZ:  Abreviatura de Deutsche Sammlung von Mikroorgansmen und Zellkulturen GmbH que é um centro alemão para estudo, produção e treinamento relacionados a cultura de células e tecidos.  

- DNA:  molécula formada por dois componentes lineares longos, paralelos e enovelados que são compostos por nucleotídeos e contém as instruções para a composição de um organismo vivo eucariota.  

- Downstream processing:  conjunto de etapas necessárias para o isolamento da proteína desejada (ou outro produto) e o tratamento e/ou descarte dos efluentes (ver Upstream processing). 

- ECACC:  Abreviatura de European Collection of  Authenticated Cell Cultures. 

- EET:  abreviatura de encefalopatia espongiforme transmissível (“doença da vaca louca”), risco que motiva o uso de testes específicos quando se usam materiais procedentes de ruminantes.

- Enantiômero:  duas moléculas que tem mesma formação e proporção de átomos mas se estruturam de forma que uma seja imagem especular da outra, o mesmo que esteroisômero, abrangendo a forma L – de levogira - e D – de dextrógena, sendo a mistura de ambas chamada racêmica. (ver “quiral”). O comportamento biológico de um enantiômero difere do outro apesar da mesma proporção de átomos na molécula.  

- Epissomas:  tipo especial de plasmídeo que foi incorporado ao DNA bacteriano.

- Estacionário:  fase de equilíbrio (“steady state”) do processo fermentativo dito contínuo, em que se adiciona o meio de cultivo e se retira continuamente o caldo produzido,  

- Expressão:  em biociência, é o processo pelo qual um gene conduz ao aparecimento de um resultado, geralmente uma proteína.  

- Extremófilos:  microrganismos que sobrevivem e se multiplicam em condições excepcionais como frio excessivo ou osmolaridade elevada.

- Fator anti-Xa:   um dos componentes da “cascata” de coagulação que serve de parâmetro para a ação farmacológica da enoxaparina.

- Fator de transcrição:  proteína que se une ao DNA e regula (amplia ou reduz) a expressão gênica.

- Fatores de coagulação:  moléculas indispensáveis no processo de coagulação. Na hemofilia A falta fator VIII e na forma B falta o fator IX.  

- Fermentação:  modificação de alguns alimentos através da ação de seres vivos, método biotecnológico antigo e ainda necessário.  

- Fibrinólise:  para recanalizar os vasos, é o processo fisiológico que decompõe o coágulo e gera fragmentos proteicos circulantes por  sua vez eliminados pelos rins e fígado.

- Filtração tangencial:  um dos métodos mais usados para depurar suspensões microbianas, tem gasto de energia pequeno mas o custo pode aumentar conforme o tipo de membrana.

- Gene p53:   conjunto proteico que evita a multiplicação de células cuja divisão apresentou defeito, é o mais importante dentre todos reconhecidos como participantes de carcinogênese, e sofre mutação em 50% dos cânceres humanos. Seu funcionamento normal pode dar origem a apoptose.

- Germinador:  recipiente contendo meio de cultivo, em condições ambientais adequadas, serve para proliferação do microrganismo antes da semeadura no biorreator industrial.

- Glicocerebrosidade:  ver beta-glicocerebrosidade.

- Glicosilação:  processo em que moléculas de carboidrato são anexadas ao arcabouço proteico, contribuindo para sua conformação e seu perfil de dissolução. Para sua produção, usam-se células de mamíferos pois culturas de bactérias não são eficazes nesta atividade.

- Granulação:  nome dado ao tecido transitório no decurso da cicatrização contendo proliferação de células endoteliais, fibroblastos e neoformação de capilares; o termo revela a aparência rósea e granular na superfície das feridas.

- GTIN:   abreviatura de Global Trade Item Number que é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1, antiga EAN/UCC. 

- Haploide:  célula que contém apenas um conjunto de cromossomas, nos animais apenas espermatozoide e óvulo são haploides.  

- HEPA:  Filtro para purificar o ar, usado em laboratórios e hospitais (High Efficiency Particulate Air).

- Heteróloga:  em biotecnologia é a expressão de proteínas diferentes daquelas normalmente presentes no organismo hospedeiro. 

- Hibridoma:  linhagem celular resultante da reunião de linfócitos B esplênicos ativados (contra determinado antígeno) combinados com células de mieloma, capazes de reprodução indefinida (imortais) para elaboração de anticorpos de interesse.

- HVAC:  ver sistema HVAC. 

- Imunogenicidade:  resposta imunológica do organismo contra substâncias estranhas.

- Inóculo:  suspensão de microrganismos em teor e volume adequados para fermentação do meio de cultivo. Também conhecido como “pé de cuba” ou “pé de fermentador”.

- Intercambialidade:   prática médica de troca de um medicamento por outro, na qual se espera obter o mesmo efeito clínico em um determinado contexto clínico e em qualquer paciente, sob a iniciativa ou com o consentimento do prescritor (definição Anvisa).

- Interferon:   proteína produzida por leucócitos e fibroblastos para interferir na multiplicação de agentes infecciosos invasores.

- Interferon alfa:  Primeira proteína produzida a partir de cultura de células de mamífero.

- Interferão peguilado:  um tipo de interferão utilizado no tratamento da hepatite C.

- Interleucina-1:  A principal atividade da IL-1 é a de ser mediadora da inflamação, produzida por monócitos e macrófagos.

- Interleucinas (IL):   ou linfocinas – são proteínas (polipeptídeos) envolvidas na comunicação entre linfócitos. Algumas IL são produzidas por várias células não leucocitárias. 

- Lag:  fase de latência em que o microrganismo passa por uma adaptação ao meio de cultivo e que ocorre antes do crescimento exponencial. 

- Linfocinas:  um subgrupo de interleucinas produzidas por linfócitos, macrófagos e mastócitos.

- Marburg:  nome de cidade alemã onde pessoas adoeceram por um vírus transmitidos por macacos procedentes de Uganda e que eram empegados para estudos da vacina contra poliomielite.

- Mesófilos:  microrganismos que proliferam em temperaturas entre 25 e 40ºC, mínima entre 5 e 25 ºC com máxima entre 40 e 50ºC (ver extremófilos).

- Microheterogeneidade:  considerando dois ou mais produtos biológicos, é a variação entre eles, cuja detecção pode ser problemática, devido à complexidade do processo de produção.

- Monócito:  célula sanguínea que se transforma em macrófago ao passar para o interior dos tecidos.

- Monoclonal:   anticorpo produzido por linfócitos derivados de uma única célula.

- Mosto:  meio em que se cultiva o microrganismo para obtenção de um produto da fermentação. Em vinicultura é qualquer meio adocicado usado para fermentação alcoólica.  

- Murino ou murídeo:  relativo a rato, cujas células esplênicas tem amplo uso em biotecnologia. 

- NB:  abreviatura que se refere ao nível de biossegurança, variando de 1 a 4 e, para cada nível, são atribuídos práticas e técnicas de laboratório além de equipamentos de proteção. 

Necrose   morte celular não programada e patológica, sua essência é a digestão dos componentes por enzimas decompositoras procedentes dos lisossomos, que fazem parte do citoplasma. Provoca processo inflamatório pois os restos de membranas celulares são reconhecidos pelas células de defesa como antígenos isto é, aparentes invasores (ver apoptose). 

- Nucleosídeo:  combinação de base nitrogenada e uma pentose (sem a presença do grupo fosfato). 

- Nucleotídeos:  unidades formadoras do DNA e RNA, cada um inclui três componentes: ácido fosfórico (grupo fosfato), um açúcar (ribose ou desoxirribose, ambas são pentoses) e uma base nitrogenada. No ribossoma, cada sequência de três nucleotídeos codifica um aminoácido que irá fazer parte da proteína. 

- Oncovírus:  vírus capazes de causar câncer sendo os mais conhecidos o HPV, o herpesvírus tipo 4 (também conhecido como vírus de Epstein-Barr) e aquele da hepatite B. 

- Patentes múltiplas:  ao contrário dos medicamentos sintéticos, protegidos por patente única, da substância, os biológicos podem gerar diversas patentes, relacionadas não só a proteína formada como ao processo: métodos, células modificadas, etc.

- PD1:  abreviatura de programmed death receptor-1 que é um receptor envolvido no processo de apoptose e cujo conhecimento levou a novas opções terapêuticas das neoplasias. 

- Peguilação:  Acoplamento do polietilenoglicol ao arcabouço proteico dos biomedicamentos com objetivo de diminuir a eliminação e aumentar o tempo de permanência em circulação e, portanto, ampliar o intervalo entre as administrações. 
 
- Plasmídeos:  segmentos de DNA que não fazem parte do cromossoma bacteriano, geralmente tem forma circular e apresentam atributos interessantes como permitir a incorporação de outros fragmentos de DNA (que expressam proteínas úteis) e a possiblidade de serem inseridos em outras bactérias quando, neste caso, são chamados vetores. 

- Precursor:  substância ou mistura que estimula a formação de um produto no processo de fermentação.

- Prions:   agentes menores do que os vírus, causadores encefalopatia espongiforme transmissível (“doença da vaca louca”) e que podem estar presentes em soros de mamíferos, usados em culturas celulares.

- Procariotos ou procariontes:  seres unicelulares cujo material genético não está contido numa membrana nuclear, carecem de diversas organelas (contém ribossomos) e não formam tecidos nem organismos pluricelulares.

- Produto biossimilar:  ver biossimilar

- Produto biológico comparador:  Primeiro produto registrado com estudos comprovantes de eficácia e segurança prévios ao registro no país.

- Proteoma: A totalidade de proteínas existentes em uma célula, tecido ou organismo.

- Proteômica:  estudo da constituição e funções das proteínas de uma dada célula, tecido ou órgão.

- Psicrófilos:  microrganismos que se multiplicam na faixa de 0 a 20º C e faixa ótima entre 10 e 15º C. 

- Quiral:  propriedade de uma substância que apresenta estereoisomeria (ver enantiômeros)
    
- Quimiocinas:  substâncias geradas pelo sofrimento das células e são dotadas de quimiotaxia, ou seja, atraem outras células para o local da reação. 

- Reumatismo:  designação genérica e não científica abrangendo um grupo heterogêneo de doenças que afetam as juntas mas o termo também se usa para alterações que afetam músculos e ossos. 

- Ribozimas:  derivados de ácido ribonucleico, são segmentos capazes de atividade catalítica, mesmo não sendo proteínas.  

- Sistema HVAC:  conjunto de equipamentos para captação, tratamento e distribuição do ar condicionado.

- Sítio ativo:  região da macromolécula enzimática com uma conformação capaz de atuar no substrato para transformá-lo em outra substância (que é o produto). Compõe-se duas sub-regiões: sítio catalítico e sítio de ligação.

- Sítio catalítico:  parte do sitio ativo onde ocorre a modificação do substrato.

- Sítio de ligação:  parte do sítio ativo onde se encaixa o substrato.
 
- Substituição:  prática de dispensar um medicamento em vez de outro equivalente e intercambiável no nível da farmácia sem consultar o prescritor (definição Anvisa).

- Switching:  O mesmo que troca

- Terapia-alvo:  tratamento que age quase exclusivamente em células anormais, preservando as saudáveis e reduzindo efeitos colaterais. 

- Tetraplóides:  células que contém 4 conjuntos de cromossomas, geralmente como etapa inicial de hibridoma. 

- Torta de filtração:  conjunto de células que se acumulam sobre a membrana filtrante dentro do processo de filtração convencional, de tipo perpendicular.    

- Transcrição:  atividade em que surge o RNA mensageiro graças a ação da RNA polimerase. 

- Troca:  decisão do médico responsável de trocar um medicamento por outro com a mesma intenção terapêutica em pacientes submetidos a determinado tratamento (definição Anvisa). O mesmo que switching. 

- Turbidez:  mesmo que turvação, propriedade que permite avaliação da quantidade de substâncias ou células presentes numa suspensão.

- Upstream processing:  conjunto de etapas que culminam com a produção da proteína desejada (ou outro produto), inclusive a formulação do eio de cultivo como do inóculo, e os efluentes, ainda não separados (ver downstream processing).

- Via de comparabilidade:  como ocorre com genéricos, espera-se que biossimilares sejam usados na mesma dose e mesmo esquema terapêutico para as mesmas doenças que biológico comparador. Portanto, a essência do seu desenvolvimento NÂO é avaliar os benefícios para os pacientes (fatos já comprovados pelo comparador), e sim demonstrar alto grau de semelhança quanto à eficácia e segurança. Por isto, o processo apresenta sempre diferenças, tanto na escolha da amostra de pacientes como no desenho do estudo.   

- Via de desenvolvimento individual:  Forma especial de desenvolvimento de um medicamento biológico, na categoria frequentemente chamada “não novos”, com cuidadosa redução das exigências reguladoras. 

Nota da UNIFAR

Este material didático representa uma proposta de contribuição informal ao evento AVANÇOS NA INTERCAMBIALIDADE BIOLÓGICOS/BIOSSIMILARES realizado pela UNIFAR em 29/08/2018 em São Paulo.
Para melhoria das informações, serão bem vindas as contribuições dos participantes do evento e demais profissionais, ampliando ou corrigindo o conteúdo, e elas poderão ser encaminhadas para diretoria@unifar.org.br.

Preparado por 
  • Ana Claudia Aligieri (Farmacêutica – CRF-SP 89684)
  • Paulo Aligieri (Médico – CRM-SP 11597)