NOTÍCIAS

Avaliações do evento online de FV revela surpresas

As avaliações obtidas junto aos inscritos, segundo protocolo Google, no workshop de farmacovigilância realizado on line pela UNIFAR em 16/04/2020 confirmaram, no tocante ao conteúdo, a boa seleção dos temas propostos, e, no âmbito técnico, a qualidade da transmissão pela RACINE. Uma feliz surpresa foi o acompanhamento por seis participantes do exterior, sendo cinco dos Estados Unidos e um da Austrália. Mas nem tudo são flores.
 
Não houve senões quanto ao conteúdo e a didática, já que as respostas foram quase unânimes apontando alto conhecimento técnico dos palestrantes e a clareza das exposições sobre itens que foram incluídos por serem relevantes para a atividade profissional. Os inscritos também ressaltaram enfoques inovadores na ampla temática da farmacovigilância.
 
O processo online, pelo menos, por enquanto, não favorece a interação entre os profissionais entre si e com empresas e algumas pessoas têm interesse genuíno pelo networking. Nos eventos presenciais, esta interação já clássica e no geral produtiva, também pode causar dificuldade para controle de horário pela demora no retorno dos cafés ou almoço. Na forma online, o tempo é bem aproveitado para transmissão de conhecimentos.
 
Além disso, houve algumas queixas quanto à facilidade da leitura dos slides. Isto se explica, em parte, porque a nitidez pode se reduzir um pouco pela nova forma de transmissão. Também é verdade que, na atual elaboração dos materiais de comunicação pelos autores, há uma grande preocupação com uso de formas gráficas elegantes, até artísticas, mesmo que seja à custa do uso de cores atenuadas, com espaços vazios e, portanto, redução dos contrastes. Se o bom preparo dos slides sempre foi um componente importante do processo pedagógico, nos eventos online os futuros palestrantes deverão atentar mais para a leitura e entendimento dos slides, preferindo fundos brancos ou bem claros, textos mais escuros com letras maiores.
 
Inscritos, palestrantes e moderadores estão convidados a nos enviar comentários adicionais sobre o evento, serão encarados como fatores construtivos.